Início Educação Financeira O que são títulos do tesouro?

O que são títulos do tesouro?

1
0

Os títulos do tesouro, são títulos financeiros públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional que garantem segurança e rentabilidade, conforme o prazo definido. Têm como principal finalidade o financiamento da despesa pública, em particular os programas de investimentos públicos e de outros programas de interesse nacional enquadrados no Plano de Desenvolvimento Nacional de Angola.
Obrigações do Tesouro e Bilhetes do Tesouro
Obrigações do Tesouro: constituem instrumentos de dívida de médio e longo prazo com valor unitário nominal de Kz 100.000,00, emitidos em leilão de preços ou de quantidade.

Bilhetes do Tesouro: são valores mobiliários de curto prazo com um valor unitário nominal de Kz 1.000,00, podendo ser emitidos com maturidade até 364 dias, colocados a desconto através de leilão de preços e reembolsáveis no vencimento pelo seu valor nominal.

Nacional desenvolvido em parceria com a BODIVA para venda de títulos públicos para pessoas singulares e colectivas, por meio da internet. Este portal surgiu com o objetivo de facilitar o acesso aos títulos do tesouro, ao permitir aplicações de pequenos aforradores, com a intenção de contribuir para a diversificação das alternativas de investimento disponíveis no mercado, ao oferecer títulos com diferentes tipos de rentabilidade e de prazos de vencimento, ficando assim mais fácil achar um título indicado para a sua necessidade.

Vantagens de Investir em Títulos do Tesouro

Segurança
Os Títulos do Tesouro são os activos de menor risco da economia, pois são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional, ou seja, o Estado garante o seu pagamento, livre de qualquer risco associado.
Alta Rentabilidade
Sem dúvida este é um dos pontos mais importantes quando o assunto é investimento. O rendimento da aplicação em títulos públicos é bastante competitivo se comparado com as outras aplicações financeiras de renda fixa existentes no mercado nacional.
Liquidez
Os Títulos do Tesouro conferem liquidez ao detentor, uma vez que o Tesouro Nacional garante a recompra dos títulos públicos e ainda existe a possibilidade de repassar para outro titular em mercado secundário, mitigando assim o risco de liquidez.
Acessibilidade
Qualquer pessoa com disponibilidades e conta em uma instituição financeira habilitada (membro da BODIVA) pode se tornar um investidor em Títulos do Tesouro.

Mais informações em:Portal do investidor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui