Início Meio Ambiente Diferenças entre climatologia e meteorologia

Diferenças entre climatologia e meteorologia

10
0

Para entender a mudança climática e o estudo actual da atmosfera, é importante conhecer os termos que existem e as diferenças entre eles.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), as concentrações de gases de efeito estufa e o acúmulo de calor na atmosfera têm causado repercussões de longo alcance e o impacto real no futuro é desconhecido. Os especialistas frequentemente tentam explicar as questões da mudança climática usando termos que são fáceis de confundir, como climatologia e meteorologia. Os dois conceitos estão diretamente relacionados, mas como eles diferem?

Meteorologia

A meteorologia é a ciência do estudo dos fenômenos que ocorrem nas camadas inferiores da atmosfera. Sua importância no fato de que, nestes estes camadas é onde a vida humana se desenvolve.

Especificamente, esta ciência estuda as mudanças que ocorrem em um dado momento. Baseia-se em parâmetros como temperatura do ar, pressão atmosférica, vento, umidade ou precipitação. Ela também tenta prever o tempo e produz previsões a curto e médio prazo.

Climatologia

Por sua vez, esta ciência se concentra em variações de longo prazo no tempo. Embora utilize os mesmos parâmetros da meteorologia, seu objetivo é tirar conclusões sobre a evolução do conjunto de fenômenos meteorológicos em um determinado local.

Estudo da atmosfera

Meteorologia e climatologia são dois campos de estudo que estão intimamente ligados, pois ambos se concentram na atmosfera. Entretanto, seus objetivos e perspectivas são diferentes um do outro. Desta forma, o conhecimento adquirido de ambos pode ser usado para analisar o impacto da mudança climática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui