Início Investigação Pesquisadores russos estão a ser excluídos de publicações internacionais

Pesquisadores russos estão a ser excluídos de publicações internacionais

40
0

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, muitas organizações de pesquisa cortaram rapidamente os laços de financiamento e colaboração com a Rússia. Mas as medidas provocaram um debate sobre se os pesquisadores russos deveriam poder publicar em periódicos internacionais. Alguns argumentam que um boicote é moralmente correto e poderia ajudar a acabar com a guerra, mas muitos jornais dizem que isolar indiscriminadamente os cientistas russos faria mais mal do que bem.

Nesta semana, as autoridades russas parecem ter respondido às ameaças de boicote dizendo que planejam eliminar a exigência de que cientistas financiados pelo governo publiquem em revistas estrangeiras reconhecidas. Esse movimento pode prejudicar ainda mais a ciência do país, dizem alguns pesquisadores russos.

Cientistas ucranianos emitiram os apelos mais fortes para proibir pesquisadores russos de periódicos. “Os pesquisadores russos não têm o direito moral de retransmitir quaisquer mensagens para a comunidade científica mundial”, diz Olesia Vashchuk, chefe do Conselho de Jovens Cientistas da Ucrânia no Ministério da Educação e Ciência, em duas cartas datadas de 1º de março. As cartas, à editora Elsevier e ao banco de dados de citações Clarivate, pedem que os periódicos russos sejam removidos dos bancos de dados e que os cientistas russos sejam retirados dos conselhos editoriais dos periódicos.

Aqueles que se opõem à proibição – na Rússia e em outros lugares – dizem que isso penalizaria os cientistas que se opõem às ações de seu governo, e que a ciência pode atuar como um canal diplomático. “Você tem que perguntar o que isso vai conseguir. Trata-se de enviar um sinal? Nesse caso, existem maneiras melhores”, diz Richard Sever, cofundador dos servidores de pré-impressão bioRxiv e medRxiv.

Intercâmbio acadêmico
Poucos periódicos até agora baniram cientistas russos. Títulos como Nature e Science condenaram as ações da Rússia em editoriais, mas também se manifestaram contra o isolamento indiscriminado de seus cientistas. Dentro seu editorial de 4 de março , a Nature disse que um boicote de publicação contra pesquisadores na Rússia “dividiria a comunidade global de pesquisa e restringiria a troca de conhecimento acadêmico”.

Pelo menos um título, o Journal of Molecular Structure , publicado pela Elsevier, disse que não considerará mais manuscritos escritos por cientistas de instituições russas. A invasão viola o direito internacional, diz Rui Fausto, editor da revista e químico da Universidade de Coimbra, em Portugal. “Nossa decisão estará em vigor até que a legalidade internacional seja restaurada.” Ele acrescenta: “Não é dirigido aos cientistas russos, que certamente merecem toda a nossa estima e respeito, mas às instituições russas”.

Elsevier disse Nature que não poderia dar um número de quantos de seus periódicos adotaram uma posição semelhante, mas que era “muito baixa”. A editora não introduziu restrições à aceitação de trabalhos que incluam autores russos. “Não aplicaremos nossa abordagem preferida se editores individuais se sentirem muito fortes sobre esse tópico”, disse Elsevier.

Por outro lado, em resposta à invasão da Rússia, a Clarivate, que administra o banco de dados de citações Web of Science, anunciou em 11 de março que cessaria todas as atividades comerciais na Rússia e fecharia imediatamente um escritório lá. Anteriormente, havia suspendido a avaliação de quaisquer novos periódicos da Rússia e da Bielorrússia – que apoiaram a guerra da Rússia – também enviaram tropas para a Ucrânia – que desejam ser incluídos na Web of Science. Lisa Hulme, chefe global de comunicações externas da Clarivate, diz que está se relacionando com o ministro da Ciência da Ucrânia.

Cientistas ucranianos dão as boas-vindas a esses movimentos. “[Ao] rejeitar manuscritos escritos por autores russos e excluir os periódicos russos da Scopus e da Web of Science, Elsevier e Clarivate podem contribuir para o fim desta guerra”, diz Myroslava Hladchenko, que estuda política de ensino superior na Universidade Nacional de Vida e Ciências Ambientais da Ucrânia em Kiev. Hladchenko diz que a Rússia bombardeou mais de 60 instituições educacionais na Ucrânia, o que destaca sua “atitude em relação à ciência e à educação”.

Mudança de política
Muitos pesquisadores na Rússia se manifestaram contra um boicote de publicação. A maioria dos acadêmicos que se esforçam para fazer parte da comunidade científica global se opõe à guerra, diz um cientista político de uma universidade russa que pediu para não ser identificado por medo de sua segurança. “Muitos correm riscos pessoais para protestar”, diz o pesquisador, que diz que escapou por pouco da prisão em uma manifestação contra a guerra. A recusa geral de revisar e publicar manuscritos “terá impacto zero na política do Kremlin”, dizem eles.

Mas Hladchenko diz que sente que os cientistas russos deveriam fazer mais para parar a guerra. A exclusão de autores e periódicos russos forçará esses acadêmicos a “reavaliar sua atividade e a contribuir para o desenvolvimento da sociedade civil em seu próprio país”, diz ela.

Por sua vez, a Rússia parece ter respondido ao seu crescente isolamento pela comunidade internacional. Em 7 de março, o gabinete do vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernyshenko, anunciou que planeja cancelar os requisitos existentes para que os cientistas publiquem em periódicos indexados na Web of Science ou Scopus, de acordo com notícias russas. Atualmente, as instituições na Rússia recebem uma classificação de avaliação mais alta se seus cientistas publicarem em periódicos estrangeiros, e os pesquisadores que recebem subsídios da Russian Science Foundation e outros programas governamentais devem publicar seus resultados em periódicos indexados. Chernyshenko também pediu ao Ministério da Ciência e Ensino Superior da Rússia que introduzisse seu próprio sistema de avaliação de pesquisas.

Esse movimento pode prejudicar a ciência russa, dizem alguns pesquisadores. Os requisitos para publicar em revistas internacionais ajudaram a estimular os melhores grupos de pesquisa e aumentaram a qualidade da pesquisa na Rússia, diz Andrey Kulbachinskiy, geneticista molecular do Instituto de Genética Molecular de Moscou. Kulbachinskiy teme que em breve possa haver uma proibição de cientistas russos publicarem em revistas internacionais. Kulbachinskiy, que falava a título pessoal, diz que, embora a remoção desses requisitos possa aliviar a pressão para publicar para muitos grupos, ele diz que provavelmente levará a um “rápido declínio na qualidade das publicações”. Isso “tornará sem sentido fazer ciência”.

Yuri Kovalev, astrofísico do Instituto de Física Lebedev, em Moscou, teme que, após a imposição de sanções financeiras, as pessoas na Rússia em breve tenham dificuldades para pagar por bens e serviços. Isso pode deixar as instituições incapazes de pagar taxas de processamento de artigos ou assinaturas de periódicos, diz ele. “Acho que usaremos arXiv e Sci-Hub”, diz ele.

doi: https://doi.org/10.1038/d41586-022-00718-y