Início Opinião Por que a Ucrânia é tão importante para a Rússia?

Por que a Ucrânia é tão importante para a Rússia?

12
0

Por que a Ucrânia é tão importante para a Rússia? Eis a questão da semana.

Rússia ivadio a Ucrânia no dia 24 de Fevereiro de 2022

Muitosfocariam-se simplesmente na questão geoeconómica, com destaque para as riquezas, do mar negro (petróleo e gás) , carvão, minerais e outras commodities que o território ucraniano possui. Mas eu iria muito mais além disso.
Eu falaria da questão cultural e histórica. De forma resumida, Rússia e Ucrânia pertencem ao mesmo berço, ambos são eslavos, línguas de origem eslava e povos profundamente semelhantes, aliás conheço muitos ucranianos e bielorrussos que identificam-se mais com a Rússia do que seu país de origem, defendendo a ideia que um dos maiores erros da história desses países foi ter se desmembrado a URSS. A história por sua vez casa-se com a cultura, durante largos séculos a Ucrânia, assim como a Bielorrúsia até mesmo a Polónia não existiam no mapa. Eram partes ora URSS ora da Alemanhã…
A geração do pós-segunda Guerra mundial nesses países ainda vive de forma saudosa os efeitos do comunismo e muitos embora de forma clandestina, rejeitam fortemente o rumo que suas sociedades tomaram (voltadas ao estilo Americano) ou seja o processo de Americanização na região. Para muitos, isto retira a identidade tradicional que remonta há séculos.
Mas como os países são soberanos e nessa condição deverão decidir seu futuro de forma autónoma, é crucial que os líderes e fazedores de política saibam interpretar cautelosamente este desiderato, de modo a não adiar uma geração toda.