Início Ensino Superior Reitora da Universidade do Namibe pode ser a próxima ministra do ensino...

Reitora da Universidade do Namibe pode ser a próxima ministra do ensino superior

215
0

A reitora da Universidade do Namibe, Carmen Ivelise Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos, poderá ser a próxima ministra do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação ( MESTI), em substituição de Maria do Rosário Bragança, conforme noticiou o portal Correio da Luanda que, cita fonte da Presidência da República.

Reitora da Universidade do Namibe, Carmen Ivelise Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos
Reitora da Universidade do Namibe, Carmen Ivelise Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos

De acordo com o Correio da Kianda, a mudança tem em vista os desafios eleitorais que se aproximam e, a nova dinâmica que o Executivo de João Lourenço quer para o sector do ensino superior, ciência tecnologia e inovação.

Conforme àquela publicação, o titular do poder executivo, quer fazer mudanças, dando mais atenção para a área das tecnologia, pesquisa e inovação, com a conclusão das Obras da Cidade Universitária, da transferencia da superinten­dência e tutela do Hospital Americo Boa Vida para a Universidade Agostinho Neto, entre outros, tendo em conta os próximos desafios eleitorais.

Recém eleita membro do Bureau Político do MPLA, Carmen Ivelise Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos é Professora Catedrática e actualmente exerce o cargo de Reitora da Universidade do Namibe. É Licenciada em Biologia desde 1988 pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, Luanda,Doutora em Biologia Marinha e Aqualcultura pela Universidade de Lisboa, Portugal desde 2007.

Professora da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, onde foi responsável do Departamento de Biologia entre Janeiro de 1991 e Fevereiro de 1996, e Investigador no Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências Universidade Lisboa no âmbito do trabalho de tese de doutoramento.

Participa em Projectos de Avaliação e gestão da Pesca Artesanal e em Estudos de Impacto Ambiental na orla costeira de Angola.

Participou em várias conferências internacionais em Portugal, Angola, África do Sul, Áustria com relevância para a Ciência Biólogica Marinha.

Se for confirmada a notícia divulgada pelo Correio da Kianda, Carmen Ivelise Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos será a terceira senhora a dirigir o sector do ensino superior, ciência tecnologia e inovação, depois de Maria Cândida Texeira e, a actual ministra, Maria do Rosário Bragança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui