Início Personalidades QUEM FOI ROLAND GARROS

QUEM FOI ROLAND GARROS

96
0

Roland Garros

Quando se fala em Roland Garros, a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas é a palavra tênis. Mas, o que pouca gente sabe é que o Grand Slam francês recebeu o nome de um lendário aviador que foi pioneiro em combate de caças durante a Grande Guerra.

Em 1913, Garros foi a primeira pessoa a voar pelo Mediterrâneo, e durante a Primeira Guerra, ele acabou se tornando o pioneiro na guerra aérea, abatendo quatro aviões inimigos com uma invenção sua: o uso de chapas de aço em forma de cunha presas nas pás da hélice do avião, permitindo o disparo frontal da metralhadora.

Seu sucesso chegou ao fim quando, em 18 de abril de 1915, foi forçado a pousar seu avião no lado inimigo. Devido à esse pouso, ele tentou incendiar o avião para esconder suas invenções, mas infelizmente ele não conseguiu e o sistema nas pás da hélice foi estudado e aperfeiçoado por Anthony Fokker.

Garros foi capturado e passou três anos como prisioneiro de guerra.
Ele conseguiu escapar do campo de prisioneiros em fevereiro de 1918, depois de enviar mensagens codificadas escondidas dentro do cabo oco de uma raquete de tênis.

Ao voltar para França, Garros voltou ao serviço aéreo, conquistando outras vitórias. No dia 5 de outubro de 1918, prestes a completar 30 anos de idade, Garros participou de uma última missão sobre as Ardenas, juntamente com outros cinco aviões franceses.

Quatro aviões estavam perseguindo um avião alemão, quando um esquadrão de seis aviões Fokker apareceram de repente. Garros foi para a batalha, mas nunca mais voltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui