Início Saúde e Bem Estar Países onde já não é obrigatório o uso de máscaras

Países onde já não é obrigatório o uso de máscaras

207
0

Com o avanço da vacinação e a queda do número de casos de Covid-19, alguns países tiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.

Em alguns deles, porém, o item continua sendo necessário em ambientes fechados.

Alguns especialistas consideram que o fim da medida pode ser precipitado, como o epidemiologista norte-americano Eric Feigl-Ding. “A recomendação do CDC é precipitada porque pessoas vacinadas podem transmitir e ainda carregar o vírus”, disse ele em entrevista à CNN.

“Isso é muito arriscado na minha opinião. Mesmo para as melhores vacinas, a transmissão de pessoas assintomáticas é alta, e ainda há novas variantes circulando”, alertou.

Veja alguns países em que o uso de máscaras não é mais obrigatório:

Israel

Os israelenses não precisam mais usar máscaras em locais abertos desde abril deste ano. Em junho, o país retirou a obrigatoriedade também em ambientes fechados.

De acordo com os dados disponíveis na plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, dentre as nações com mais de um milhão de habitantes, Israel é a que vacinou a maior parte da população: 59,4%.

Estados Unidos

Em maio deste ano, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país atualizou a recomendação e disse que pessoas vacinadas com as duas doses não precisam usar máscaras em ambientes externos, e que o uso delas em ambientes internos pode ser evitado na maior parte dos lugares.

França

Desde a semana passada, os franceses não precisam mais usar máscaras em ambientes fechados, dada a queda nos números da doença. O número de casos vem caindo nos últimos meses e chegou a 476 nesta terça (22) –ante o recorde de 117.900, registrado em 11 de abril. Outras medidas restritivas também foram suspensas, como o toque de recolher e a limitação do atendimento nos ambientes internos de bares, restaurantes e cafés.

Itália

O governo italiano anunciou que, a partir do dia 28 de junho, vai suspender a exigência de máscaras ao ar livre. A obrigatoriedade foi imposta em outubro de 2020, quando o país enfrentou a segunda onda da pandemia.

Cerca de 26% dos italianos foram totalmente vacinados contra Covid-19, enquanto cerca de 52% receberam pelo menos uma dose.

Espanha

O uso de máscaras ao ar livre não será mais obrigatório a partir do dia 26 de junho. As infecções no país vêm diminuindo e quase metade da população já recebeu a primeira dose da vacina.

O item era obrigatório no país desde o último verão para todos com mais de seis anos.

Nova Zelândia

No país, que registrou 2.720 casos e 26 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, já são permitidos até festivais ao ar livre com milhares de pessoas –sem máscara ou distanciamento social. O uso do item só é sugerido no transporte público e aviões.

China

A capital Pequim suspendeu a obrigatoriedade das máscaras já em agosto de 2020. Nesta terça, o país registrou apenas 14 novos casos.

Butão
O reino budista conseguiu vacinar 93% da população, de cerca de 763 mil pessoas, em apenas 16 dias. Ao longo de toda a pandemia, a pequena nação registrou apenas uma morte por Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui