O abacate é uma fruta bastante consumida no mundo,pelos diversos benefícios que tem para a saúde e o bem-estar. Consumido simples, como acompanhante do pão ou outros alimentos, o abacate é saboroso e tem cheio de benefícios para a saúde.

1. Rico em antioxidantes

A fruta auxilia na absorção de licopeno e betacaroteno, carotenoides que são absorvidos pelo organismo na presença da gordura que o abacate fornece. Além disso, o abacate contém diversos antioxidantes carotenoides, dentro os quais se destacam o alfacaroteno, betacaroteno, betacriptoxantina, luteína, neoxantina, violaxantina e zeaxantina.

Os antioxidantes desempenham diversas funções no organismo, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, eles têm um efeito anti-inflamatório que leva a uma melhora de problemas como inflamações e doenças autoimunes.

Inclusive, alguns tipos de câncer tem como causa o efeitos dos radicais livres no DNA das células. Então, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como o abacate, ajuda a prevenir o problema.

2. Melhora o metabolismo, reduz o apetite e ajuda a emagrecer
O consumo de abacate está relacionado a uma melhor qualidade na dieta, e uma diminuição no risco de desenvolver síndrome metabólica em adultos.

3. Mantem a saúde da pele e dos olhos
A pele e os olhos são órgãos extremamente sensíveis a ação dos radicais livres. Assim, o consumo regular de alimentos ricos em compostos antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, pode ajudar a manter a saúde desses órgãos.

– Olhos: Com o passar dos anos, os radicais livres danificam estruturas do olho, levando ao aparecimento de problemas de visão, como a catarata e a degeneração macular.
– Pele: O envelhecimento precoce é o efeito mais visível da ação dos radicais livres, uma vez que eles aceleram o processo natural de envelhecimento da pele.

4. Pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade, depressão e estresse
Os ácidos graxos do tipo ômega 3 presentes no abacate ajudam a diminuir a ansiedade e os sintomas da depressão e do estresse. Isso pode ser explicado pelo fato do ômega 3 ser um tipo de gordura saudável muito requisitado pelas estruturas do nosso cérebro. Além disso, o consumo de abacate também ajuda a melhorar as mudanças de humor que ocorrem durante a TPM.

Não só isso, mas também o abacate contém uma substância chamada glutationa, que reduz os efeitos do cortisol, hormônio característico do estresse. O abacate pode reduzir o estresse e a ansiedade.

5. Melhora a saúde cardiovascular
Os benefícios do abacate para a saúde cardiovascular se devem a uma série de propriedades nutricionais:

– Fibras alimentares, que ajudam a controlar os níveis de colesterol;
– Antioxidantes, por sua ação anti-inflamatória e na redução da formação de placas de gorduras nas artérias;
– Gorduras boas, principalmente as monoinsaturadas, como o ácido oleico, que também ajudam a controlar os níveis de colesterol.

Assim, o consumo de abacate, associado a uma dieta equilibrada, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

6. É rico em fibras
O abacate é uma das frutas com maior conteúdo de fibras. Isso faz com que ele ajude no tratamento de diversos problemas de saúde, como:

– Colesterol alto: As fibras ajudam a controlar a absorção de gorduras no intestino. E esse efeito é potencializado pela presença de gorduras boas;
– Diabetes: Outra ação das fibras é a diminuição da absorção de açúcares, o que evita o aparecimento de picos de glicemia;
– Obesidade e sobrepeso: As fibras também ajudam no processo de emagrecimento, tanto pela regulação da absorção de gorduras e carboidratos, quanto pela sensação de saciedade que elas dão;
– Constipação: Por fim, as fibras mantem o trânsito intestinal funcionando corretamente, evitando problemas como a constipação.

7. Proporciona melhor hidratação à pele e cabelos
Há benefícios do abacate também à pele e aos cabelos:

– Tratamento e prevenção da caspa;
– Força e brilho;
– Hidratação e nutrição profundas.
Isso ocorre porque o abacate é rico em vitaminas, minerais e aminoácidos, que fornecem tudo o que os cabelos precisam para crescer fortes e saudáveis.

E todos esses benefícios podem ser obtidos com a inclusão do abacate em sua dieta. Mas se você preferir, também pode aplicar a polpa de um abacate bem maduro, ou o azeite de abacate, na sua pele e nos seus cabelos, para hidratá-los profundamente.

8. Ajuda na construção de massa muscular
Quando comparado às outras frutas, o abacate se destaca por oferecer entre 1 e 2 g de proteínas para cada 100 g da fruta.
Pode parecer pouco, mas, quando associado a uma dieta equilibrada, essa quantidade de proteínas é bastante útil para quem está tentando ganhar massa magra.

Entretanto, o consumo deve ser feito com moderação, para evitar o excesso de calorias. O abacate ajuda na construção de massa magra.

Dicas e cuidados

Outra forma de se beneficiar das propriedades nutricionais do abacate é através do azeite de abacate;
Pessoas com alergia ao látex devem consultar um médico antes de consumir abacate, pois há o risco de ter reação também à fruta;
O abacate verde deve ser mantido à temperatura ambiente;
Para acelerar o amadurecimento, pode ser colocado em um saco ou envoltório de papel ou jornal. Existem ótimas dicas para amadurecer o abacate mais rápido;
Ao amadurecer, o abacate fica com a casca mais escura e macio ao ser levemente pressionado;
As frutas maduras devem ser mantidas na geladeira. Se já estiver cortada, é interessante manter em um recipiente fechado e pingar algumas gotas de vinagre ou limão na superfície para evitar a oxidação da polpa;
Ao adicionar o abacate a receitas quentes, recomenda-se que seja preparado com a menor temperatura e no menor tempo possível, para evitar os danos da alta temperatura às gorduras saudáveis
De forma geral, os abacates menores tendem a ser mais ricos em gordura do que os maiores.

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