O ministério da educação (MED) antecipou a realização dos exames finais para salvaguardar a vida das crianças no âmbito da prevenção e combate contra a Covid-19.

A afirmação foi feita pela ministra da Educação, Luísa Grilo, nesta sexta-feira, quando falava à imprensa à margem do terceiro conselho consultivo do ministério da educação que abordou a avaliação e perspectivas da melhoria do ensino, em função da paralisação.

” Queremos salvaguardar a vida das crianças, por isso preferimos a antecipação de uma ou duas semanas na realização dos exames. As matérias previstas foram concluídas e o que se vai fazer é a estratégia de aprendizagem”, Afirmou a governante.

O Conselho Consultivo reuniu durante dois dias, técnicos do sector da educação que analisaram questões ligadas com a regulamentação do regime jurídico para a legalização das escolas públicas e privadas e a proposta do sistema nacional de avaliação, a serem aprovados, o que tornará mais claro o processo de legalização de instituições de ensino e cursos a serem ministrados.

“Sabemos que há muitas instituições que abrem todos os dias cursos em condições muito precários, porque havia essa lacuna em termos de instrumentos legais para se fazer convenientemente a sua avaliação e a sua acreditação”, explicou.

Durante o Conselho Consultivo, foi abordada a proposta de estratégia de recuperação de aprendizagem, para fazer com que no primeiro trimestre do ano 2022 se trabalhe nas habilidades para que as crianças estejam em altura de frequentar a actual classe.

Luísa Grilo fez ainda menção a necessidade da criação de pequenos espaços de leitura em cada escola para permitir que a criança, desde muito cedo, tenha habilidades para fazer consultas em livros.

A estratégia visa promover o casamento entre a leitura na escola e fora da escola, para que possam ganhar o hábito de leitura.

Os exames estavam marcados para a última semana de Junho e na primeira semana de Julho, mas foram antecipados para Junho por causa da pandemia da Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui