Início Artigos O que é a ciência?

    O que é a ciência?

    30
    0

    Podemos dizer de forma um pouco redundante que a ciência é a actividade desenvolvida pela comunidade científica,num dado contexto histórico, em laboratórios de universidades e outros centros de investigação.

    Objectivos da Ciência
    O objectivo da Ciência é encontrar respostas para questões sobre o ser humano e o mundo através do uso de métodos de prova e de justificação que sejam racionais, objetivos e públicos.

    O que pode resultar da Ciência?

    Diz-se que a actividade científica, baseada no pensamento crítico, alcança leis e teorias que, não sendo dogmas, são, no fundo, hipóteses sempre passíveis de revisão. A ciência não cria verdades absolutas ou teorias definitivas.

    O que são leis científicas?
    Podemos dar o nome de leis científicas às hipóteses que não foram ainda falsificadas( que ainda não foram desmentidas por facto algum). São proposições gerais( válidas para todos os casos do mesmo género) que descrevem e explicam por que algo acontece. Uma proposição como ” Todos os metais são condutores de calor” é uma lei científica.
    O que são teorias científicas?

    As teorias científicas são conjuntos organizados e sistemáticos de leis que explicam um determinado tipo de fenómeno.

    A organização das leis em conjuntos sistemáticos chamados teorias deve-se ao facto de a explicação científica da realidade ou de um aspecto da realidade pretender ser o mais ampla possível.

    A termodinâmica por exemplo, fórmula princípios gerais como ” A energia conserva-se” e proposições mais específicas (leis) nas quais se baseia, tais como: ” Entre dois corpos de diferentes temperatura e que estão em contacto, profuz-se uma transferência de calor (Energia térmica) e calor cedido por um por um dos corpos é igual ao que é a absorvido pelo outro.”

    O que torna científica uma teoria ou lei?

    Uma teoria é científica,se, não negada pelos factos, tem valor explicativo, isto é, permite predizer novos fenómenos e factos, dando conta deles. Por exemplo, a classificação periódica dos elementos de Mendel permitiu-lhe prever a existência e as propriedades de três elementos desconhecidos. No espaço de 30 anos esses elementos foram realmente descobertos.

    Uma teoria para ser científica, tem de ser testável. Deve ser possível, pelo menos, mostrar que é falsa. A teoria de que certos fenómenos se devem á intervenção de forças sobrenaturais não tem carácter científico porque não é testável. Em ciência tem de haver limites á especulação.

    A ciência é, então, um procedimento objectivo e sistemático que pretende explicar fenómenos( Acontecimentos do mundo), desenvolvendo para tal hipóteses e construir leis e teorias sempre susceptíveis de revisão.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui