Reduzir o açúcar e o sal são regras tanto para idosos como para crianças, e por isso deverá ser adotada na nossa alimentação durante toda a nossa vida. Mas é consensual que há 4 alimentos que devem estar presentes numa alimentação diária de um idoso saudável.

Muitas investigações ditam que os alimentos têm um grande efeito, positivo ou negativo, no envelhecimento, e por isso é tão importantes saber o que devemos comer. Reduzir o açúcar e o sal são regras tanto para idosos como para crianças, e por isso deverá ser adotada na nossa alimentação durante toda a nossa vida. Mas é consensual que há 4 alimentos que devem estar presentes numa alimentação diária de um idoso saudável.

1. Leites e derivados

– Estes alimentos são de fácil digestão e são as principais fontes de cálcio, protegendo ossos e articulações. Aconselha-se o consumo de 3 a 4 porções por dia.

2. Frutas, verduras e legumes

– Dê preferência às frutas, verduras e legumes da estação, nunca esquecendo de comer ao longo do ano a banana, laranja e mamão. Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais e vão ajudar a descongestionar o trânsito estomacal. O ideal é consumir de 2 a 4 porções de fruta por dia e de 2 a 5 de verdura e legumes.

3. Alimentos integrais

Farinhas, arroz, aveia, massa na versão integral.

4. Chás claros e sem açucar

A hidratação é fundamental para os idosos, e o chá surge como uma opção à água. Os chás e faces devem ser evitados porque prejudicam o metabolismo dos mais velhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui