Início Internacional Avó de Barack Obama, “Mamã Sarah”morre aos 99 anos

Avó de Barack Obama, “Mamã Sarah”morre aos 99 anos

55
0

A avó do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, Sarah Obama” Mamã Sarah”, morreu nesta segunda-feira (29) enquanto recebia tratamento por uma doença não divulgada em um hospital em Kisumu, no Quênia Ocidental. Ela tinha 99 anos.

 Avó de Barack Obama
Mama Sarah ficou conhecida nos EUA após o então senador a visitar no Quênia em 2006.



“A morte de Mama Sarah é um grande baque para a nossa nação. Perdemos uma mulher forte e virtuosa, uma matriarca que unia a família Obama e que era um ícone dos valores familiares”, disse o presidente queniano, Uhuru Kenyatta, em comunicado.

Mama Sarah, como era conhecida, foi a terceira mulher do avô paterno de Obama, Hussein Onyango Obama, e ajudou a criar o pai do ex-presidente, Barack Sr.

Obama lamentou a perda pelo Twitter. “Minha família e eu estamos em luto pela perda de nossa amada avó, Sarah Ogwel Onyango Obama, carinhosamente conhecida por muitos como ‘Mama Sarah’, mas para nós, como ‘Dani’ ou vovó. Nós sentiremos muito a falta dela, mas celebraremos com gratidão a vida longa e extraordinária que teve”, escreveu.



Mama Sarah ficou conhecida nos EUA após o então senador a visitar no Quênia em 2006. Ele a visitaria outras vezes em 2015, quando se tornou o primeiro presidente americano a visitar o país africano, e em 2018, depois de deixar o cargo.

A nonagenária era uma muçulmana devota e será lembrada pela filantropia. Através de uma ONG que leva o nome dela, Sarah tentava garantir que crianças pobres tivessem acesso à educação. Em 2014, ela recebeu o Prêmio de Pioneira da ONU pelo trabalho feito pela fundação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui