Início Internacional “A água é um direito humano básico e universal”

“A água é um direito humano básico e universal”

81
1

O Vaticano divulgou uma mensagem, em nome do Papa Francisco, que defende o acesso universal à água potável e critica a mercantilização desse bem natural indispensável à sobrevivência.

água é um direito humano básico, fundamental e universal”
água é um direito humano básico, fundamental e universal”

O documento, assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, foi enviado às Nações Unidas (ONU) por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado ontem.

“O Santo Padre recorda-nos que a água é um direito humano básico, fundamental e universal”, disse Parolin, citando um trecho da encíclica ambiental “Louvado seja”. Segundo a mensagem, é “urgente acabar, de uma vez por todas”, com o “desperdício, a mercantilização e a contaminação” da água.

“É mais necessária do que nunca a colaboração entre os Estados, o sector público e privado, assim como a multiplicação de iniciativas por parte dos organismos inter-governamentais. É igualmente urgente uma cobertura jurídica vinculante, um apoio sistemático e eficaz para que a água potável, em quantidade e qualidade, chegue a todas as zonas do Planeta”, ressaltou.

O Cardeal Pietro Parolin acrescentou que o mundo tem uma “grave dívida social para com os pobres, que não têm acesso à água potável”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui