Início Ensino Superior Academia Angolana de Ciências foi hoje proclamada

Academia Angolana de Ciências foi hoje proclamada

359
0

Acto Solene de Proclamação da Academia Angolana de Ciências
Foto: MEST
Foi proclamada nesta sexta-feira em Luanda a Academia Angolana de Ciências(AAC) é uma associação privada sem fins lucrativos, de carácter científico, que goza de personalidade jurídica e autonomia científica, administrativa, patrimonial e financeira, publicada em Diário da República nº 14, III Série de 21 de Janeiro de 2020 e tem sua sede na Avenida Ho-Chi-Minh, 201, CP 34.

O acto de proclamação solene, aconteceu no Centro de Convenções de Talatona e contou com as presenças do Vice-presidente da República Bonito de Sousa Baltazar, da Ministra do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação Maria do Rosário Bragança e de distintas personalidades académicas.

A Academia Angolana de Ciências é condenada pelo Professor Doutor Emanuel Catumbela que foi igualmente o presidente da comissão instaladora desde a criação da referida organização no ano de 2018.

Fazem parte da Academia Angolana de Ciências, académicos com reconhecida trajectória no mundo académico entre os quais destacamos além do Professor Doutor Emanuel Catumbela o Professor Doutor Mário Frestas, o Professor Doutor José Otávio Serra Van-Dunem o Professor Doutor Adérito Correia,a Professora Esperança Costa e o director nacional para ciência Professor Doutor Archote.

Durante o discurso proferido pela ministra do ensino superior ciência tecnologia e inovação, Maria do Rosário Bragança, destacou a importância da proclamação da Academia Angolana de Ciências que, segundo aquela dirigente, faz parte do cumprimento de um dos objectivos do plano nacional de desenvolvimento da ciência tecnologia e inovação.

Segundo Maria do Rosário Bragança, do diagnóstico feito ao sistema nacional de ciência tecnologia e inovação de 2013 á 2017, conclui-se que o principal impedimento para a investigação científica em Angola, é a fraco financiamento aos projectos de investigação e, informou que o seu ministério está a trabalhar para dentro em breve termos em Angola, uma agência de financiamento de projectos de investigação científica. A mesma será sustentada com fundos do orçamento geral do Estado e, fundos de outras instituições privadas nacional e Internacionais.

A ministra enfatizou que, mesmo não tendo ainda uma instituição específica para o financiamento de projectos de investigação, o seu ministério tem vindo a apoiar diversos acções e projectos, com destaque para a montagem de 18 laboratórios de química e física que estão a ser montados nas 18 providências do país e o apoio a diversos projectos de investigação e melhoria do ensino superior, por intermédio do diversos programas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui