Início Cultura A PRIMEIRA ESTÁTUA DA LIBERDADE ERA NEGRA

    A PRIMEIRA ESTÁTUA DA LIBERDADE ERA NEGRA

    137
    0


    A Primeira estátua da liberdade era uma mulher negra. A mesma, foi criada pela França como um presente aos Estados Unidos de América pelo fim da escravatura. A estátua foi rejeitada e,uma nova estátua branca da liberdade foi criada.

    A idéia da criação da estátua, foi o papel desempenhado pelos soldados negros no fim da escravidão nos Estados Unidos de América.

    Foi criado no espírito do historiador francês Edourd de Laboulaye, presidente da sociedade francesa anti-Esclavagista, que, com o escultor Frederico Augusto Bartholdi, propôs ao governo francês a apresentar ao povo americano através da sociedade dos abolicionistas americanos (American Abolitionnist Society), uma estátua da liberdade em reconhecimento ao facto de que os soldados negros venceram a guerra civil nos EUA.

    Era amplamente reconhecido na época o papel essencial dos soldados negros na vitória na guerra e que este presente seria uma homenagem às suas conquistas.

    Quando a estátua foi apresentada ao ministro dos Estados Unidos em França em 1884, diz-se que tinha demonstrado que a visão dominante que seria chocante para o sul dos Estados Unidos, pois esta estátua lembrava que os negros ganhavam a sua Liberdade.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui