Angola registou nas últimas 24 horas mais 80 casos positivos de intenções por Covid-19, 73 recuperados e 1 óbito. Do total de novos casos positivos, 22 são da Província do Moxico que até pouco tempo era uma das poucas províncias que não reportava casos novos.

A localização dos casos novos de Covid -19 na província não foi revelada pelo Secretário de Estado para a Saúde Pública Franco Mufinda, durante a actualização dos dados pelo país, mas o Jornal da Ciência soube de fonte segura, serem todos de funcionários do Hospital Geral do Moxico.

Segundo a nossa fonte, os dados na verdade, são de há já três semanas que apenas agora começaram a ser divulgados, ou seja, desde o dia que foram anunciados os novos 3 casos de Covid-19 no Moxico e se confirmou que os mesmos eram de funcionários do referido hospital que, foi feita uma testagem geral aos funcionários, que só agora estão a ser divulgados os resultados dos testes.

Segundo a nossa fonte, desde que foram feitos os testes aos funcionários que, o hospital geral do Moxico não criou mecanismos para a não propagação do vírus, ou seja, os funcionários continuaram a sua rotina de sempre, em casa e no hospital, o que pode ter feito com que o vírus se propagasse em grande escala na província, uma vez que só agora a medida que os resultados vão saindo é que a direção do referido hospital informa aos funcionários que devem ficar em isolamento.

Outra situação grave segundo a nossa fonte, está relacionada a morte do ex-diretor da Escola de formação de professores – IMNE, ocorrida no passado mês de outubro que segundo se desconfia, tenha morrido de Covid-19, sendo a origem dos casos no hospital geral do Moxico onde faleceu, mas o seu cadáver foi entregue a família que realizou o funeral de forma normal.

O Jornal da Ciência ficou a saber que até ao momento os contactos dos contactos não estão a ser seguidos, o que poderá fazer com que o número de infectados no Moxico possa já ser superior aos 34 novos casos reportados nas últimas semanas.Esse é um assunto que vamos continuar a seguir e ouvir outros intervenientes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui