Estudos revelam que nas últimas décadas, a taxa de incidência de câncer de testículo tem aumentado nos Estados Unidos e em muitos outros países.

Embora se desconheça as estatísticas para esse tipo de cancro em Angola, de forma geral os estudos revelam uma taxa de 1 caso para cada 250 homens entre os 15 e 35 anos de idade principalmente em casos de seminomas. Os pesquisadores desconhecem as razões para este aumento.

Os principais sintomas do câncer de testículo são:

1. Nódulo ou inchaço no testículo: Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso.

Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

2.Crescimento ou dor na mama: Em casos raros, os homens com câncer de células germinativas notam a região mamária dolorida ou aumentada. Este sintoma ocorre porque certos tipos de tumores de células germinativas secretam altos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama.

3.Puberdade precoce: Alguns tumores de células de Leydig e de Sertoli podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos).

Os tumores produtores de andrógenos não provocam quaisquer sintomas específicos em homens, mas em meninos podem provocar sinais de puberdade, como o crescimento de pêlos faciais e corporais em uma idade precoce.

Sintomas do Câncer de Testículo Avançado

Mesmo se a doença esteja disseminada para outros órgãos, muitos homens podem não apresentar sintomas de imediato. Mas, alguns homens podem ter sintomas como:

a) Dor na parte inferior das costas pode ser um sinal de que o câncer se disseminou para os gânglios linfáticos no abdómen.

b) Falta de ar, dor torácica, tosse ou até mesmo expectorar sangue podem se apresentar se a doença se disseminou para os pulmões.

c) Dor abdominal, devido aos linfonodos aumentados ou metástases para o fígado.

d) Dores de cabeça ou confusão, devido a disseminação do câncer para o cérebro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui