Angola contabilizou nas últimas 24 horas 247 casos positivos da Covid 19, 5 mortes e 79 recuperados, segundo a ministra da saúde Silvia Lutucuta que, falava na habitual conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia no país.

Do total de novos casos,Luanda, resistiu pela segunda vez consecutiva, mais de 200 infectados (213) e 4 mortes 4. Os outros casos foram registados nas províncias de Benguela( 21) e Cabinda (23). A outra morte foi registada na província do Namibe.

Os dados gerais da pandemia no nosso país, apontam que só nas últimas duas semanas foram registados 30% dos das intenções por Covid 19 o que levou a ministra a falar pela primeira vez,no risco de colapso total do nosso sistema de saúde e diz caso isto aconteça, todos seremos responsáveis.

Enquanto respondia as questões dos jornalistas sobre a existência de ventiladores suficientes para atender a casos graves da Covid -19, Silvia Lutucuta, falou da importância de continuar a seguir as medidas de prevenção pois segundo ela, ” Não queremos ficar numa situação em que temos de escolher quem salvar pela idade”, e reforçou dizendo que ” só teremos suficiente, se o número de casos não aumentar drasticamente” explicou.

A ministra falou sobre a importância de não se chegar a ventilação mecânica, pois segundo a mesma,” Nós não queremos que mais gente chegue ao ventilador, não é bom chegar ao ventilador, mesmo em países com tecnologias mais avançadas… nós vamos ao ventilador já numa situação de desespero, para tentar salvar aquela vida, mas os resultados não costumam a ser muito bons, não são muito bons na América, na Inglaterra, em Portugal, não são muito bons em qualquer sítio.

Angola contabiliza até ao momento um total de 8579 casos, dos quais 5180 estão em tratamento,dos quais, 21 críticos e 121 moderados, 3385 recuperados e 265 óbitos e 5017 casos suspeitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui