Início Saúde e Bem Estar Covid 19: Máscaras de pano devem ser lavadas com água quente e...

Covid 19: Máscaras de pano devem ser lavadas com água quente e sabão para eficácia da higienização, sugere estudo.

O uso das máscaras faciais tornou-se obrigatório em todo mundo no ano de 2020, devido à pandemia que afeta o mundo desde finais do ano passado, a Covid 19. Seja ela cirúrgica ou de pano, a máscara é um dos principais utensílios recomendado pela Organização mundial da Saúde na luta contra o corona vírus.

194
0

A propagação rápida da Covid 19 pelo mundo inteiro teve como consequência imediata, a escasseeis global de matérias de biossegurança como o caso as máscaras. Foi nessa altura que, pelo mundo passou-se a fazer o uso em massa das máscaras de pano, que por serem reutilizáveis, é a opção mais económica.

Além de serem mais económicas pela sua reutilização, as máscaras de pano também ganharam carácter personalizado, hoje é possível fazer máscaras que combinam com a indumentária, exibindo o logotipos de organizações ou marcas famosas ou não. Há inclusive partidos políticos, nos países em que estão a ser realizadas eleições, a usarem como material de propaganda para ser distribuído aos eleitores.

Para a eficaz proteção contra a Covid 19 usando a máscara de pano, é necessário a sua lavagem constante, de modos a reutiliza-la, mas será que temos lavado as máscaras de forma correta?

Pesquisa recente, publicada no periódico científico British Medical Jornal no Reino Unido, veio mudar a forma como higienizamos o utensilio. Segundo a pesquisa, ” Ao contrário das máscaras descartáveis, que são dispositivos descartáveis, as máscaras de pano precisam ser reutilizadas e devem ser lavadas com água quente e sabão após o uso diário”. E sugere que “A higienização deve ser feita em água a pelo menos 60 graus Celsius com sabão”.

Os pesquisadores que em 2015 já haviam realizados um estudo semelhante com profissionais de saúde, concluíram que ” A lavagem à mão em água fria ou morna, que pode ter sido o caso dos profissionais de saúde em nosso primeiro estudo, é inadequada.” Os mesmos descobriram que as máscaras higienizadas à mão estavam contaminadas, enquanto as lavadas na lavanderia do hospital estavam limpas e seguras para a reutilização. O motivo? Ao que tudo indica, a temperatura da água usada no processo.

A descoberta está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também recomenda a higienização das máscaras em temperaturas elevadas.

Segundo aqueles pesquisadores, “Há evidências crescentes de que o Sars-CoV-2 pode ser transmitido por aerossóis respiratórios, portanto, o uso de máscara facial por todos junto com a lavagem das mãos e o distanciamento físico é importante para o controle de infecções” e que “A lavagem diária adequada das máscaras de pano também pode ser importante para garantir a proteção.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui