Início Sociedade Luto: Morreu Luter Rescova aos 40 anos de idade.

Luto: Morreu Luter Rescova aos 40 anos de idade.

110
0

Morreu na noite de sexta-feira dia 9, na clínica Girassol, em Luanda, o governador da província do Uige, Sergio Luter Rescova, vítima de doença. O governador estava internado na clínica Girassol, depois de ter sido evacuado de emergência da província do Uíge para Luanda na semana passada e, é um dos dirigentes angolanos que frequentemente vêm sendo divulgados nas redes sociais como estando infectados por covid 19, informação que foi confirmada pela Ministra da Saúde na passada quarta-feira, conforme noticiamos.

A notícia da morte prematura do jovem governante, gerou de imediato uma onda de consternação no seio da sociedade angolana no geral e de algumas entidades políticas, tanto no seio do partido que militou por mais de 20 anos, como de entidades dos partidos políticos na oposição e de líderes da sociedade civil que, por meio das redes sócias, manifestaram a consternação pela perda do político que durante a última década, foi o rosto mais visível do braço juvenil do partido no poder.

Na página oficial da Presidência da República de Angola no Facebook, o Presidente da República João Lourenço esqureveu que, “Foi com a mais profunda consternação que acabo de tomar conhecimento. Apresento à família do malogrado os meus mais sentidos pêsames, em meu nome, no da minha família e de todo o Executivo”, escreveu o presidente angolano, João Lourenço na página.

O Bureau Político (BP) do Comité Central do MPLA exprimiu também o seu “profundo sentimento de consternação” ao tomar conhecimento da morte do governador. Num comunicado lido durante o Telejornal de Sexta-feira 9, na Televisão Pública de Angola, àquele órgão do partido no poder, diz que, “O percurso político partidário e o sentido de Estado de Rescova é um motivo de orgulho para os angolanos e um exemplo vivo para todos os jovens que amam Angola e servem a mãe pátria com empenho e sentido de missão”, salientou o BP do MPLA, endereçando à família enlutada os sentimentos de pesar.

Na sua página oficial no Facebook, o Presidente da UNITA, Adalberto Costa Junior, escreveu ” triste notícia, a morte de Luter Rescova, Governador do Uige, paz a sua alma”.

Natural da Damba (província do Uíje), onde nasceu a 16 de maio de 1980, Rescova ingressou nas fileiras do MPLA em 1998, tendo desempenhado diversas funções no MPLA e no estado angolano, com maior destaque para os cargos de primeiro secretario nacional da JMPLA, de 2009 a 2019 e deputado a assembleia nacional pelo MPLA, e Bureau Político e do Comité Central do MPLA. No Estado angolano foi o governador de Luanda entre janeiro de 2019 e maio de 2020, data que foi nomeado para governar a província do Uige, cargo que exerceu até a altura da sua morte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui