A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), no âmbito do seu programa de reestruturação, prevê para 2021, a construção de um centro de investigação científica, cuja as obras serão concluídas em 2022.

De acordo com ocomunicado da petrolífera angolana sobre o assunto, tornado público na quarta feira dia 30 de Setembro, o centro irá identificar projectos estratégicos para a organização, no âmbito do desenvolvimento do conhecimento.

O espaço físico onde será erguido o centro, albergará várias outras instituições de ensino superior, de formação profissional e incubadoras de empresas, como parte de um Pólo de Investigação Científica e Tecnológica.

A iniciativa da construção do centro é do Ministério dos Recursos Naturais e Petróleos (MIREMPET) em parceria com a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e operadoras multinacionais, como a norueguesa Equinor.

O referido Centro de Investigação Científica é Inovação (CIITIP) a ser construído, faseadamente, nas proximidades do Instituto Nacional de Petróleos e do Instituto Superior de Petróleos, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, actuará como órgão assessor, consultivo e de carácter permanente, para monitorar, avaliar e decidir sobre actividades de investigação e inovação, assim como aferir as condições existentes e os recursos disponibilizados, de forma a garantir a excelência em termos de produtividade.

A instituição prevê igualmente, incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a sustentabilidade da Sonangol e do sector petrolífero nacional.

A sua actuação estará alinhada à potencialização da cadeia de valor da Sonangol e do sector, sobretudo a necessidade de exploração, desenvolvimento, produção, refinação e petroquímica, energia renovável e desenvolvimento sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui