Chamada para inscrição nas segundas jornadas científicas do ISPP-LUENA

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A Direcção Científica do INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO PRIVADO DO LUENA, no uso de suas atribuições legais, torna público:

A abertura de inscrição e as normas para submissão de trabalhos a II JORNADAS CIENTÍFICAS DO ISPP-LUENA, sob o lema “Investigação Científica, Rumo ao Desenvolvimento Sustentável da Província do Moxico”, que ocorrerá nos dias 5 a 7 de Setembro de 2019, no ISPP-LUENA.

 1. OBJETIVOS

. Potenciar as actividades de ensino e investigação do ISPP-Luena, com atenção ao desenvolvimento científico, tecnológico e económico da Província do Moxico;

· Fornecer um espaço de encontro entre docentes, investigadores, estudantes e outros profissionais, onde os mesmos tenham a oportunidade de interagir e/ou trocar experiências relacionadas com as temáticas apresentadas por diferentes participantes e departamentos;

· Desenvolver valores e qualidades académicas;

. Estimular um salutar espiríto de competição académico e científico;

· Ligar o ensino à pesquisa, e à extensão;

· Publicar os resultados obtidos nas investigações desenvolvidas nas diferentes temáticas.

2.  SUBTEMAS POR CURSOS

Para esta edição, os subtemas estão definidos nas seguintes áreas:

SUBTEMA I

Pesquisa em Saúde e Tecnologia

SUBTEMA II

Pesquisa em Educação e Coesão Social

SUBTEMA III

Métodos de Investigação em Psicologia

SUBTEMA IV

Projectos de Intervenção Social e Cultural

SUBTEMA V

Letras, Humanidades e Ciências Humanas em Tempo de Mudança

SUBTEMA VI

Desafios Locais e empreendorismo, Economia Regional,

SUBTEMA VII

Enfrentar a corrupção de uma nova Angola . Direito e Poder Local

SUBTEMA VIII

Pesquisa em Engenharias e Tecnologia

3. INSCRIÇÕES

3.1 PRAZOS E VALORES

a) As inscrições para os trabalhos (artigos e resumos) para a II JORNADAS CIENTÍFICA estarão realizadas de 31 de Julho de 2019, quer para público interno, quer para o público externo (até o limite de 100 vagas).

b) As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Secretaria Científica do ISPP-Luena, sita na Rua Augusto Ngangula, Bairro Bairro Nzage, ex-escola 339, próximo do Comando Municipal da Polícia Nacional. A confirmação da inscrição dar-se-á mediante a confirmação do pagamento.

c) Poderão se inscrever na II JORNADAS CIENTÍFICA estudantes, docentes, investigadores, profissionais do ISPP-Luena e de outras Instituições de Ensino Superior.

d) O valor da inscrição é de 1.000,00 AKZ (mil kwanzas) para estudantes do ISPP-Luena, 1.500,00 AKZ (mil e quinhentos kwanzas) para docentes e investigadores do ISPP-Luena, 1.500,00 AKZ (mil e quinhentos kwanzas), para estudantes de outras IES (Instituições de Ensino Superior), e 2.000,00 AKZ (dois mil kwanzas) para docentes, investigadores e outros profissionais não pertencentes ao ISPP-Luena.

e) São duas as modalidades de inscrição: Ouvinte ou Autor/Ouvinte. A inscrição como ouvinte possibilita ao participante assistir todas as palestras e trabalhos desenvolvidos durante as II JORNADAS CIENTÍFICA.

f) No caso dos trabalhos que tiverem mais de um autor, aquele que fizer a inscrição do trabalho estará automaticamente inscrito no evento, os demais autores deverão realizar sua inscrição como ouvinte.

3.2 INSCRIÇÃO PARA COMUNICAÇÃO ORAL – (artigo)

2. O autor deve enviar no acto da inscrição para o e-mail: direccaocientifica@isppluena.co.ao

1. Uma cópia do artigo, em WORD, com identificação do(s) autor(es).

a) O trabalho com mais de um autor deve ser inscrito e enviado por apenas um dos autores. A apresentação deste pode ser feita por todos, ou por apenas um dos integrantes.

b) Todos os emails recebidos serão confirmados pela comissão organizadora da Jornada. O autor tem a responsabilidade de conferir o recebimento do e-mail de confirmação. Trabalhos não recebidos pela comissão não serão considerados. Não nos responsabilizamos por envios equivocados.

c) O modelo de artigo encontra-se disponível em anexo nesse Edital (ANEXO I).

3.3 INSCRIÇÃO PARA PAINEL

a) O autor deve enviar no ato da inscrição para o e-mail: direccaocientifica@isppluena.co.ao

1. Duas cópias digitais do resumo, em PDF, uma cópia com identificação do(s) autor(es) e outra sem identificação.

2. Uma cópia do resumo, em WORD, com identificação do(s) autor(es).

b) O trabalho com mais de um autor, deve ser inscrito e enviado por apenas um dos autores. A apresentação deste pode ser feita por todos ou por apenas um dos integrantes.

c) Todos os emails recebidos serão confirmados pela comissão organizadora da Jornada. O autor tem a responsabilidade de conferir o recebimento do e-mail de confirmação. Trabalhos não recebidos pela comissão não serão considerados. Não nos responsabilizamos por envios equivocados.

d) O modelo de Resumo encontra-se disponível em anexo nesse Edital (ANEXO II), assim como o modelo de Painel (ANEXO III).

4. CERTIFICADOS

a) Os candidatos inscritos receberão no e-mail cadastrado no acto da inscrição o certificado de participação, desde que tenham a frequência mínima de 75% durante o evento.

b) Os participantes com apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) recebem certificado específico, após exposição de sua pesquisa, além do certificado da carga-horária de ouvinte.

5. NORMAS DOS TRABALHOS

Os trabalhos inscritos poderão ser em formato de resumos ou artigos completos, sendo que cada modalidade terá normas específicas, que seguem dispostas:

5.1 RESUMO

Os resumos deverão conter no mínimo 300 palavras e no máximo 500 palavras; a fonte a ser utilizada na digitação do texto é a Arial, tamanho 12. As margens devem obedecer às seguintes dimensões: superior e esquerda – 3 cm; direita e inferior – 2 cm; sem parágrafos, com formatação do texto justificada, ou seja, alinhada à esquerda e à direita; o espaçamento empregado entre linhas na composição do texto deve ser simples; as referências bibliográficas deverão obedecer às normas da ABNT. O título deve ser escrito todo com letras maiúsculas, em negrito, logo abaixo do limite superior, centralizado; na linha abaixo, com um (01) espaço entre o título e alinhado à direita, nome dos autores e professor orientador (quando for o caso) todos qualificados em nota de rodapé, com sua Instituição de origem e curso. Os nomes dos autores serão indicados por seu nome completo. Os resumos poderão ter no máximo 05 (cinco) autores. O modelo de Resumo consta no ANEXO II deste Edital.

5.2 ARTIGO

Os trabalhos deverão ser estruturados no sistema autor-data. O artigo científico deverá conter Título, Resumo, Introdução, Desenvolvimento, Resultados e Considerações Finais, Referências (Caixa alta, negrito). Texto em Arial 12; citações recuadas a 4 cm da margem, quando passarem de 3 linhas em Arial 10; as notas de rodapé também em Arial 10. O espaço entre linhas dos itens Resumo, Referências é simples; para o restante do texto o espaçamento deve ser 1,5. Antes e após os títulos e subtítulos o espaçamento deve ser um. Os artigos deverão conter de 8 a 12 páginas, com margens esquerda e superior de 3 cm e margens direita e inferior de 2 cm. O nome dos autores deve vir seguido de uma nota de rodapé, que contenha a qualificação, o curso e a instituição. Os artigos poderão ter no máximo 05 (cinco) autores.

6. SELECÇÃO E APROVAÇÃO DOS TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO

Os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Avaliadora constituída de um Presidente e demais Membros, escolhidos entre os docentes do ISPP-Luena, pela Comissão Organizadora das II JORNADAS CIENTÍFICA, em número suficiente para atender às necessidades.

Por ocasião da submissão do trabalho, os autores deverão escolher uma dentre as áreas especificadas. A avaliação será realizada de forma anônima, em que nenhum dos autores será identificado pelos pareceristas, em nenhuma fase do processo de apreciação. A Comissão avaliará os trabalhos, confirmando ou não sua aceitação, em caráter irrevogável, avaliando especialmente os seguintes pontos:

· Relevância do tema para a comunidade local e regional;

· Clareza na apresentação dos objectivos do trabalho;

· Metodologia utilizada;

· Organização e coesão do texto;

· Conteúdo do trabalho;

· Linguagem e redação do texto;

· Respeito às normas de submissão de trabalhos.

Os artigos serão apresentados na forma de Comunicação Oral e os Resumos no formato de Painel.

Não serão aceitos, nem devolvidos para correção, trabalhos que não estiverem de acordo com as normas gerais para inscrição ou com as instruções para sua elaboração.

A divulgação dos trabalhos selecionados e do cronograma das apresentações será realizada no dia 31 de Julho de 2019, nas vitrines da Instituição.

A selecção para apresentação não garante a publicação nos anais, que será feita mediante aprovação pela banca examinadora.

7. APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

Os autores dos trabalhos deverão comparecer ao local divulgado no dia e hora programado para a sua apresentação e deverão organizar sua exposição para que no máximo em dez (10) minutos explique(m) seu tema, objectivo(s), importância, argumentos e conclusões. Em seguida, será aberto tempo de cinco (5) minutos para eventuais questionamentos da plateia.

8. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos devidamente selecionados para publicação serão publicados nos CANAIS do evento, que ficarão disponíveis na Revista Científica do ISPP-Luena. Para adequar a exigências de produção gráfica, a Comissão Científica do evento reserva o direito de modificar a forma de apresentação dos trabalhos, ou mesmo solicitar alterações cabíveis aos autores.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Evento, podendo ser dirimidos pessoalmente ou por telefone (925567387) ou por e-mail direccaocientifica@isppluena.co.ao

 

Luena aos, 11 de Julho de 2019

 


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